sábado, 20 de setembro de 2008

Neoclassicismo, Ecletismo e o Expressionismo nas Artes Plásticas

Auto-retrato de Debret ( escultor comprometido com o ideal do neoclassicismo )

O Neoclassicismo (século XIX)D. João VI ao chegar ao Brasil em 1808 efetuou mudanças no cenário cultural da colônia. Em 1816, trouxe para o Brasil, pintores e escultores comprometidos com o ideal do neoclassicismo. Destacavam-se na missão artística francesa: Nicolas-Antoine Taunay, Félix-Émile Taunay, Jean-Baptiste Debret, Auguste Taunay e Le Breton (chefe da missão). Estes artistas buscaram retratar o cotidiano da colônia de uma forma romântica, idealizando a figura do índio e ressaltando o nacionalismo e as paisagens naturais.
O Ecletismo nas artes plásticas (1870 a 1922)Período marcado pesa fusão de estilos artísticos europeus como, por exemplo, o
impressionismo, o simbolismo, o naturalismo e o romantismo. Fazem parte desta época: Eliseu Visconti, Almeida Júnior e Hélios Seelinger.
O
Expressionismo (início do século XX)Dois artistas expressionistas se destacam neste período: Lasar Segall e Anita Malfatti.O primeiro, ao realizar sua primeira exposição em São Paulo, mostra sua pintura cheia de cores tropicais e repleta de cenas da realidade do Brasil.Anita Malfatti choca a sociedade tradicional com suas obras expressionistas como, por exemplo, O homem Amarelo e O Japonês.

Fonte de Pesquisa:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial