sábado, 20 de setembro de 2008

Artes Plásticas no início da colonização (séculos XV e XVI )

Junto com os portugueses, chegam ao país influências artísticas renascentistas e do começo da fase barroca. Na época em que os holandeses invadiram o nordeste brasileiro e lá permaneceram (de1630 a 1654), muitos artistas retratam a paisagem, os índios, os animais, as flores e o cotidiano do Nordeste. Na época do governo de Mauricio de Nassau, chegam ao Brasil muitos pintores, entre eles o paisagista Frans Post. Este artista holandês usa técnicas de luz e cor típicas da pintura holandesa e retrata desta forma os cenários do nordeste do Brasil, no século XVII.
Frans Janszoon Post , nascido em Haarlen, Holanda (1612-1680), foi pintor, desenhista e gravador. Tinha 24 anos quando chegou ao Brasil, contratado por Nassau. Permanece no Recife entre 1637 e 1644. Desenvolve intensa atividade documentarista. Era irmão do arquiteto Pieter Post. Sua principal tarefa era nas novas terras do foi documentar edifícios, portos e fortificações. Destacou-se entre os pintores de Nassau: é considerado o primeiro paisagista a trabalhar nas Américas.

Foi autor de cerca de 150 obras, costumava pintar pequenas figuras para funcionar como pontos de atração nos quadros e deixa-los mais interessantes. Vários museus do mundo mantêm em seus acervos obras de sua autoria, no Brasil podemos ver a sua obra no MASP, em São Paulo e MNBA no Rio de Janeiro.
Algumas obras do artista plástico Frans Janszoon Post
Igreja e Mosteiro de Igarassú, Pernambuco, Brasil


Moinho de Açucar ( 1661 )


Ruínas nos arredores de Olinda, Pernambuco, Brasil ( 1660 )

Vista de Olinda, Pernambuco, Brasil
Fonte de pesquisa:
Texto:
Pinturas:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial